Homem tem ciumes do que, afinal?

receba as atualizações do site no seu email é grátis. Digite seu email na caixa e clique em receber , não se esqueça de confirmar a inscrição no email cadastrado


Por: Mirgon Kayser

Fui questionado essa semana, por uma leitora querendo saber o que desperta ciumes em um homem. Esse não é um tema simples, porque cada pessoa sente – ou não sente – ciumes à sua própria maneira.

O ciúme não é um sentimento humano, antes disso, é um sentimento absolutamente animal. Esse sentimento pode ser detectado em diversas espécies. Nos seres humanos – homens especificamente falando – geralmente está atrelado a quatro fatores: insegurança em sí, insegurança na relação, questões patológicas e/ou, fechando o rol de fatores, coisas concretas.

Vamos excluir o ciume patológico e vamos excluir o ciume proveniente de observações concretas, ou seja, não vamos falar sobre o ciume como distúrbio emocional/mental e nem do ciume de quem está desconfiado de coisas que andam realmente acontecendo.

Nos sobram dois fatores para conversarmos um pouco: insegurança em sí e insegurança na relação. Estas são, sem dúvida, duas questões-chave para que o homem sinta – ou não – ciumes, independente da parceira dar motivos.

Quando não nos sentimos seguros de nós mesmos, de nossas capacidades, quando nossa auto-estima está baixa – mesmo até por questões profissionais – estamos mais expostos à sentir ciumes. Um homem que não está seguro de si não está capacitado a “confiar no próprio taco” dentro da relação. Isso faz com que qualquer outro homem que aproxime-se possa ser considerado uma ameaça potencial.
LEIA TAMBÉM Você vive de aparência?
Porque eles escondem suas namoradas
Gordinhos transam mais tempo


33 Responses to Homem tem ciumes do que, afinal?

  1. Lucia disse:
    tema muito legal!

    o ciúme destrói qualquer relação.
    e é difícil saber quem sofre mais: o ciumento contumaz ou a sua vítima.

    muitas pessoas acreditam que um “ciuminho” de vez em quando é bom pra apimentar a relação. discordo! existem muitas outras coisas, mais legais que o ciúme, pra dar uma apimentada. melhor gastar energia com coisas mais interessantes. 😉

    sobre o ciúme ser insegurança, acho bom os inseguros não darem muita bandeira sobre suas inseguranças. demonstrar fraqueza o tempo todo pode ser brochante… rsrs…

    bjo!

  2. Cristiane disse:
    Ciúmes é uma estrada que não tem volta, na grande parte dos casos. Sofrido, doloroso e normalmente inconsistente. Bacana saber que no fim, não é o homem ou a mulher, ciúmes é do ser humano ferido em algum aspecto. Bom “falar” com você!
    Bj
    @cristianesita
  3. karina disse:
    Então querido, esse tema é complexo né, eu particularmente, odeio pessoas ciumentas, desconfiadas, inseguras isso em qualquer tipo de relação( entre amigos, amores, familia). Acho mto triste a falta de amor próprio e o valor real que as relações sinceras trazem consigo.
    Aprecio a minha liberdade, aprecio dar liberdade. Aprecio confiar, aprecio que em mim confiem. Aprecio a sinceridade, aprecio ser sincera. A partir daqui, há apenas que saber usar o bom senso para que mereçamos a confiança em nós depositada e também que os outros sejam dignos que confiemos neles.
    Grande abraço
  4. ella_conta disse:
    Olá Mirgon,

    Parabéns seus temas vão, sempre, diretamente a pontos duvidosos dos relacionamentos e convivência. E, em sua maioria, ou estamos passando ou já passamos por situações parecidas. E ciúme é um tema, como já disse, muito particular. Nós humanos temos cada reação que chegam a ser engraçadas. Não sei se isso seria ciúmes, mas um ex ficava muito bravo comigo por eu não sentir ciúmes dele. Nunca entendi o porque, afinal, eu gostava dele. Mas estas são as incógnitas da mente humana, ou como disse, pura insegurança.

    bjs e parabéns novamente, seus papos são sempre muito bons.

  5. Gostei, deu pra entender um pouco mais rs
    Beijão!
  6. Leslie***** disse:
    detesto homens ciumentos. credo! já namorei alguém assim, não deu certo.
    Bjs!
  7. edi disse:
    Olá Mirgon!
    Adorei esse TEMA ,eu sinceramente ñ consigo fazer uma definição sobre esse “instinto de posse que ainda não foi educado”.Pois acredito que Quase todo mundo, algum dia na vida, já teve uma crise de ciúmes, às vezes c/ intensidade diferente,mas acredito q já! rsrsrs

    “O ciúme é o pior dos monstros criados pela imaginação.”
    (Calderón de la Barca)

    bjs

    @Ediicharliie

  8. Erica disse:
    Se tem uma coisa com que eu não consigo conviver é com ciúmes. Sufoca, angustía, desidrata a relação. Meu maridão, com quem estou casada a 8 anos nasceu de encomenda para mim. Não me enche de perguntas, me se incomada que eu saia com minhas amigas e até passe a noite fora ou viaje sozinha. A relação precisa de um respiradouro. Infidelidade para mim é quando envolve amor, por exemplo, um cara tem amante a 1 ano, agora, uma escapadinha lá, porque sei lá, pintou um clima, tomou umas a mais, se emborrachar o “bicho”, tá limpo, estilo lavou tá novo, nuncaa que eu ia me separar do homem que eu amo por uma causa de uma noitada, imagina liberar ele pra fulana, nem a pau Juvenal.Sou casada a 8 anos, vamos ficar velhinhos juntos, eu sei. Adorei o tópico.
  9. Edilene Ruth disse:
    Ciúmes realmente é um assunto complexo… um pouquinho sempre é bom, mas qdo passa dos limites alguma coisa está errada… e neste caso do seu post, convivo com um casal q tem esse ciume q chamo do “doença” pq é sem motivo algum e na verdade até já desisti de entender…
    òtimo texto… Edilene.

    @edileneruth

  10. Rose Bassuma disse:
    Equilíbrio, esta é a palavra chave para tudo na vida! Ter ciúmes às vezes,de forma normal é bom, normal; o que não é bom é o ciúme desequilibrado, que denota falta de segurança, falta de confiança e baixa auto-estima!

    Quando amamos e confiamos, sentimos pouco ciúmes, bemmmm pouco! Pelo menos é assim comigo!
    bjos

  11. Particularmente eu não sei o que é ter ciúmes, ao menos da minha parte, mesmo que eu tenha passado por fases de auto-estima baixa profissionalmente (quem nunca passou?). A única situação que aconteceu comigo, foi uma pessoa ter, discaradamente, dado em cima do meu marido e ele não ter cortado o mal pela raiz. Acredito que a nossa postura é muito importante. Se passamos o sentimento de amor, respeito e segurança ao outro, não existe motivo para o ciúmes, exceto se for um ciúme patológico ou com motivos, que não foram o caso deste artigo. Há mulheres que precisam provocar o parceiro, para testá-lo e se sentir amada. Isso é um erro terrível, pois o resultado pode não atender à sua expectativa e ser contrário ao que ela esperava.

    Bem, particularmente, é assim que penso 🙂

  12. Rute Vera disse:
    Acredito q a base de tudo isso está na confiança e auto-estima… Qdo o homem se sente inseguro, tende a projetar isso na mulher, mostrando e sentindo ciúmes.
    Algo q acho deplorável, sinceramente, pois destrói uma relação.
  13. Ivis disse:
    Muito boa explicação, gostei bastante, é bem isso mesmo, não adianta agradar nesses momentos, normalmente é baixa-estima mesmo, quando não, problema financeiro também deixa o homem meio prá baixo se sentindo inferior. Mas de verdade, um pouquinho de ciúmes às vezes é bom, nos envaidece. Parabéns pela postagem.
  14. Stella disse:
    Acho um sentimento feio. Quando fui vítima de ciúme foi em casos onde eu me sobressaí de alguma forma na relação. Parece que alguns homens estão tão doentes que têm dificuldade de ver o sucesso/independência da parceira. Isso vai minando a relação, até que um dia a gente abre os olhos e dá um basta. Aí somos tachadas de insensíveis e ainda ouvimos que eles tinham razão, que estamos terminando por ter alguém na reserva. Pra mim é fato, quando o ciúme entra em campo é o início do fim. Legal a reflexão. Bj!
    PS: O fato de eu achar feio não me isenta de também já ter sentido. Infelizmente…#confesso 🙂
  15. Giza disse:
    Olá Kayser, um tema polemico, esse tla de ciúmes né!?
    lendo a sua coluna hj tive a sensação de que o ciúme masculino é algo institivo, como “marcar territorio” “ela é minha e de mais ninguem”. concordo com teu post em partes, quando diz que ciúmes é por insegurança.
    e concordo mais ainda quando vc diz que cada um sente a sua maneira.
    Sempre namorei homens que se diziam “não ciumentos” caras super seguros, criados a forma antiga, para serem provedores de familia. e quando me viam falar, pensar, agir, me sobressair a eles o ciúme sempre brotava. e sempre é o ponto final da relação.
    é muito complicado porque cada um sente a sua maneira.
    é um tema, rende outros papos sobre isso, futuramente.
    um bj
  16. Soraya disse:
    “O CIUMENTO É ALGUÉM QUE PASSA A VIDA PROCURANDO UM MOTIVO PARA DESTRUIR A PRÓPRIA FELICIDADE” . Não sei d quem é a frase,mas a meu ver sintetiza muito bem onde o ciúme leva! Parabéns pelo post,Mirgon! @SorayaProgenio
  17. O seu texto vale para qualquer ser humano inseguro, independente de ser homem ou mulher. Insegurança é a semente do ciúmes Sempre, atrelada a falta de segurança e companheirismo com o parceiro (a).
  18. Isabela disse:
    Quando se fala de ciúme logo a gente pensa na questão da fidelidade, mas o “buraco” é bem mais embaixo… é brabo lidar com um cara inseguro, pois não depende da gente!

    Geralmente dúvidas sobre honestidade da parceira é doentia e é mais fácil cortar logo o cara, mas quando é insegurança e problema de auto-estima… complicado!

    Beijos da Bela!

  19. Sinara Oliveira disse:
    Ótimo artigo. Por mais que tentemos justificar motivos para sentir ciúmes mais a questão torna-se complexa. Alega-se até o amor para justificar o ciúme, mas acho que a insegurança realmente é a mais pertinente. Eu vivi com um sujeito que dizia e ainda hoje diz que fui o seu unico grande amor. Contudo ele me trocou por uma suposta amiga minha que sengundo a propria ele é doente de ciúmes, a vigia o tempo todo, não suporta ve-la conversando seja lá com que for e rejeita até o pensamento de uma dia ela o deixar. Mas sesundo a mesma ele diz que não a ama, contudo no tempo em que ficamos juntos mesmo ele presenciando os amigos dando em cima de mim, ou quem quer me elogiasse, jamais se importou, comentou ou brigou por isso. Só suponho que ele deve sentir-se totalmente inseguro com o novo amor!
  20. Pimentinhaa disse:
    amei este tem eu sofri muito com ciumes de ambas as partes eu era uma ciumenta doente ai procurei terapia me curei ei ele começou nossa ele me batia me ofendia moralmente um infero assim posso resusmir com um detalhe eu me permiti ceder sabe hoje eu sou uma pessoa que faz tratemntos para depressão e sindrome do pânico não saio de casa não estou querendo colocar a culpa em ninguem amdos mais eu sou a maior culpada mesmo naão sendo infiel me coloquei nesta posição para evitar brigas pois tenho filhos isso faz mal a ele só que eu sou uma mulher confusa hoje (O ciumes é um veneno silencioso que mata )
  21. Flávia Vallandro disse:
    Prezado Mirgon,
    No meu ponto de vista todo o ser humano tem ciúme em uma determinada faze da vida ( Infância e adolescência). Quando amadurecemos ficamos mais confiantes em nós mesmos e portanto mais independentes emocionalmente. Infelizmente, em alguns casos, o ciume continua para o resto da vida quando não tratado. Enfim,a auto-estima é tudo, caso contrário não existe relação que dure.
    Parabén pelo excelente texto tão pertinente nos dias atuais!!!
    Um grande abraço,
    Flávia Vallandro
  22. paula disse:
    Acho que toda relacao de ter uma base solida formada por AMOR, RESPEITO E CONFIANCA!!! A partir dai, nao havera espaco para ciumes, inseguranca, a nao ser que haja um bom e concreto motivo!
  23. Nathy disse:
    Sem dúvida, confiança é a base. Acontece que alguns homens são muito competitivos e precisam marcar território, nesse momento o ciúme aparece mais para se firmar e mostrar presença do que como desconfiança em si.
  24. Roberta disse:
    Concordo com o que Soraya disse em seu comentário:
    “O CIUMENTO É ALGUÉM QUE PASSA A VIDA PROCURANDO UM MOTIVO PARA DESTRUIR A PRÓPRIA FELICIDADE”

    Eu fui vítima de um ciúme. Meu relacionamento que até então era mto tranquilo, gostoso, foi terminado por causa de um ciúme ridículo de meu ex. Ridículo, pq foi de um evento que nao ocorreu, só na cabeça dele, devido a insegurança e problemas q ele tem com ele mesmo. Acredita em coisas q só ele vê, acredita em coisas em que ele quer acreditar, para justificar tamanha incoerência e problema q ele tem com ele mesmo. Uma coisa louca, que pra mim, no meu caso em especial, foi pra boicotar a sua própria felicidade.

  25. Debora Wolf disse:
    Gostei do artigo, obrigada.
  26. Fran Soares disse:
    Adoreiii mto o tema. Tem um cara aqui da minha cidade que esta solteiro a um tempão, mas ele é muito lerdo, liguei pra ele, conversamos pelo celular, vamos ver, mandei 3 mensagens pra ele, agora parei, porque vai que ele se sente sufocado. Vamos ver no fds! o que ele vai fazer! Se ele não fizer nada eu ligo pra ele!
  27. Janice disse:
    Gostei do post e também do blog!!!
  28. […] curto: nada de franjas e cabelos presos para trás. Homem tem ciúmes do que afinal ? RENNER lança coleção de moda plus size Até que ponto o seu “peso” , determina quem você […]
  29. […] Porque eles escondem suas namoradas Gordinhos transam mais tempo Eles preferem as gordinhas Homem tem ciúmes do que afinal ? RENNER lança coleção de moda plus […]
  30. […] também Dicas de moda para homens gordos Dicas de moda para gordinhas com Fabiana Karla Homem tem ciúmes do que afinal ? RENNER lança coleção de moda plus size Eles preferem as […]
  31. fatima disse:
    como sei que o meu professor de geografia tem ciumes de mim???????? nao posso conversar com o pessoal da sala que ele ja vem se entrometer………………
  32. Keyla disse:
    Oração negra infalível… Amarração forte e definitiva, realizada as 13 entidades, atenção: quanto mais esta oração for realizada, mas forte ela ficara para mim e para quem rezar. Além disso, após publicá-la você não poderá voltar atrás no seu pedido.
    a Rainha Maria Padilha (pomba gira)
    ao São Cipriano
    a Maria Mulambo (pomba gira)
    ao Exu Duas Facas Musifim
    ao Exu Caveira
    a Arrepiada (pomba gira)
    Cigana Íris (em nome de todo povo cigano)
    Pomba Gira da Calunga
    Pomba Gira das Almas
    A Yemanja
    a Rosa Caveira (pomba gira)
    ao Exu Marabo
    as Almas.
    Quero que (DVA) nesse momento pense em mim (AVB). Querendo a todo custo me ver, ficar comigo para sempre. Ouvir a minha voz, me abraçar e me beijar. Que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha minha presença. Que (DVA) só tenha pensamentos, olhos, coração, amor, desejo, tesão, prazer, realização sexual só comigo(AVB). Que (DVA) me ligue ainda hoje e declare seu amor por mim (AVB) e me peça para continuar nosso relacionamento e me peça em namoro e para eu ser sua mulher o resto da sua vida. Que eu seja seu amor eterno. Que (DVA) me procure desesperadamente hoje E SEMPRE que (DVA) venha me ver e me peça para nunca deixa-lo. Que todas as entidades invocadas possam visitar agora o (DVA) soprando o meu nome (AVB) no ouvido dele, fazendo com que ele fique com muito medo de me perder e façam com que ele (DVA) sinta saudade de doer o peito. Que (DVA) sinta minha falta e não resista e queira ver-me ainda hoje. Que ele o (DVA) sinta um ciúme absurdo!
    de mim e tenha muito medo de me perder. Que (DVA) me ligue a cada hora ate a noite, que passe todos os dias a desejar-me e a querer estar comigo todos os minutos da vida dele, que me assuma de vez em seu coração e me apresente aos seus amigos. Que o primeiro nome a soar da boca dele sempre seja o meu (AVB) minhas entidades amadas, em quem eu confio e creio totalmente, tragam (DVA) para mim, para sempre. Injetem coragem nas veias dele, que ele me peça para namorar com ele o mais rápido possível, que ele (DVA) se revolte com a situação de ficar longe de mim (AVB) e que me queira com urgência e façam-no detestar e ter nojo profundo de todas as mulheres. Divulgarei esta oração e vossos nomes e terão sempre a minha gratidão, me dêem um sinal. Assim já é, serei grata. Minhas entidades, tenho muito temor, respeito por cada um de vos, me atendam, vos suplico, sei que dominam tudo e a qualquer pessoa amarrem esse homem (DVA) para mim! (AVB) que ele rasteje atrás de mim eternamente, soprem meu nome! (AVB) em seu ouvido até o
    levar a loucura para sempre. , Assim esta feito assim seja, assim será pelo poder das 13 Entidades invocadas…AMEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.